Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Privilégios

"Por você, eu dançaria tango no teto; eu limparia os trilhos do metrô; viajaria a pé do Rio a Salvador". Esses versos do Frejat - do Barão Vermelho, na verdade - retratam o quantum de esforço que poderíamos dedicar para conquistar algo ou alguém; para se obter uma folga, um prazo, uma vantagem, um presente, um privilégio. Percebo que nós já somos tão cobertos de privilégios, que querer mais fica parecendo até heresia.

Outro dia, saí do meu escritório a um minuto antes de dar o horário em que o prédio fecha diariamente. Eram 21h59 quando entrei no carro na garagem do prédio. Eram 22h05 quando desliguei o carro na garagem do prédio onde moro. Inacreditáveis 6 minutos me separaram do trabalho até minha casa, o que - sem a menor sombra de dúvida - é um privilégio que muita gente busca, ainda mais morando em São Paulo, onde é cada vez mais comum levar 6 minutos para conseguir sair da garagem de casa.

Agora há pouco, entre uma centena de prova e outra (esse não é um privilégio que persigam...), parei a correção para ver um pouco de TV, depois de algum alongamento. Como sempre, Sportv. Era um programa de fotografia no esporte. Enquanto via sem um envolvimento sério com o que se mostrava, fui atacado com uma frase de um fotógrafo exercendo o seu trabalho pendurado a uma pedra altíssima de onde extraía imagens privilegiadas com sua potente câmera: "este é um escritório que muita gente queria ter" - e abria sua câmera para o céu aberto cobrindo lagos, árvores e rochas.

Poder estar aqui diante do computador, protegido do frio, da fome, da sede e de outras ameaças, escrevendo para mim mesmo, é um tipo de privilégio semelhante àqueles que muita gente despreza, por inseri-los no rol das coisas comuns. Não. Isso não é qualquer coisa. Embora não haja para mim privilégio maior do que poder olhar para minhas filhas todos os dias e abraçá-las, cada momento do meu dia, é, sem a menor sombra de dúvida, um privilégio impagável. Por coisas simples assim na vida da gente, vale a pena qualquer esforço. Até mesmo viajar a pé do Rio a(o) Salvador, para agradecer a Ele cada privilégio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário