Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sábado, 21 de setembro de 2013

Quem manda

Desejo que você ganhe muito dinheiro, pois é preciso viver também. Mas é preciso que você diga a ele, pelo menos um vez, quem é mesmo o dono de quem", canta Frejat, com seu vozeirão característico que ficou conhecido, principalmente depois da morte do Cazuza e da reestruturação pela qual a banda Barão Vermelho passou, a partir da saída de seu principal nome.

À sua época, Cazuza revolucionou o rock nacional com suas letras ácidas, irônicas, provocativas e sempre contundentes. Cantar era tudo o que ele gostava, movimentava multidões, botava a letra de suas músicas na boca de todo mundo. Das coisas mais simples ("segredos de liquidificador"), passando pelas mais sociais (ideologia: eu quero uma pra viver) e chegando às de cunho pessoal (eu não posso causar mal nenhum, a não ser a mim mesmo). Cantar e mexer a realidade com seu canto era o que estava em primeiro lugar para ele.

Outros há que colocam o trabalho em primeiro lugar. Asim, num culto velado, diários, frequante, o trabalho ocupa a primazia e acaba determinando todos os demais compromissos do dia. Mesmo quando acolhe amigos ou quando faz algo que é clara demonstração de humanidade, não consegue se livrar da culpa por não estar trabalhando. E, pior: quando está trabalhando, fuca pensando se não poderia estar aina mais um tempinho com seus familiares. Ou por que não está fazendo algo efetivamente para si.

Há, no entanto, pessoas cuja felicidade está fora de si: em um carro, um apartamento; um aparelho eletrônico avançado...enfim, qualquer coisa que as deixe centradas em si mesmas para que sejam vistas e elogiadas. Para elas, esses objetos - a despeito do fato de serem fugazes - são sua segunda alma e, como tal, são colocadas em primeiro lugar. Em termos de primazia, muito provavelmente, diminuem-se para atender aos caprichos. Para essas pessoas, ainda não é claro quem é que manda em quem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário