Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

domingo, 8 de setembro de 2013

Em mim mesmo, mais de mim

"Vem e aumenta em mim o único que sou. Me subtrai do que de mim passou" é um verso de Chico César, na música Pétala por Pétala, uma das mais bonitas, a meu ver, que ele já compôs. É muito difícil não enxergar como a clareza do dia, a beleza inquestionável de um verso como "Sua presença me faz rir em dias feitos pra chover". É da mesma música. Não dá pra não ver o exagero extremado que se faz ao trocar a palavra "chorar" por "chover".

O verso que utilizei para abrir esta crônica veio-me hoje quando me deparei com algo que eu sempre imaginei ter... e... não sabia que já tinha. Isso me lembra o texto do Jensen (Gradiva), em que se descreve a incrível paixão de um homem por uma mulher, retratado em uma imagem esculpida. Movido pela paixão, em sonho, este homem vai até as proximidades do Vesúvio, em Pompeia, para encontrar e salvar seu sua amada. Não era lá que ela estava, mas dentro de si mesmo. Este é um dos textos analisados por Freud, no livro O Delírio e seus Sonhos.

É engraçada a situação de ver que o que procuramos está em nós mesmos. Pode parecer frase de livro de autoajuda. É de Sócrates - e sua Maiêutica - que me vem este pensamento: a resposta para as minhas dúvidas estão em mim mesmo. Só que - como muita gente - eu, esse ser(zinho) tão confuso, tão complexo e tão em cinzas, não tenho capacidade de enxergar como gostaria diante das cinzas, da lava e da fumaça do Vesúvio.

Tudo isso me veio em função de uma experiência vivida hoje, ao configurar um tablet. Já estava encantado com a possibilidade de eu escrever em letra cursiva e ele transformar em caracteres digitais o meu texto. Mais encantado fiquei quando descobri que ele também transforma em texto digital qualquer coisa que eu disser, em qualquer língua. Agora, mais aterrador mesmo foi descobrir que essa função estava presente em um telefone que já tenho há mais de um ano. Pois é...aquela fascinação que eu buscava sempre esteve na minha mão. Certamente, subtraiu-se algo do que já havia passado; acrescentou-se algo ao que já era.


Nenhum comentário:

Postar um comentário