Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sábado, 28 de setembro de 2013

Rock in Rio e nas matinês

"Eu enfrentava os batalhões, os alemães e seus canhões, guardava o meu bodoque e ensaiava o rock para as matinês" são versos iniciais de Chico Buarque para a música João e Maria, que conta os sonhos de um menino com a "princesa que ele fez coroar, que era tão linda de se admirar". Por certo, uma música encantadora que, num mundo de faz-de-conta mostra o embate entre o estar próximo e o estar distante, entre o que é sonho e o que é realidade.

Nesse mundo de faz-de-conta muita gente vai tentando ligar as coisas que se mostram separadas no cotidiano. Muita gente que domina muito uma determinada área do conhecimento e tem verdadeira admiração por outra, para a qual não demonstra muita habilidade, embora o queira (e muito). E nesse estado de uma aproximação menor que gostaria, lamenta-se e até reclama de si mesmo.

É bem meu caso. Já disse aqui inúmeras vezes que um dos meus desejos na vida é saber cantar. Talvez todos os dias eu lide com a informação interior segundo a qual esta não é uma arte para mim; ou que eu não seja artista para ela. Mas é interessante que eu gostaria muito que fôssemos um para o outro. Talvez estejamos mais ligados pela minha limitação do que por um excelente domínio que eu pudesse vir a ter.

É provável que seja assim também na relação entre as pessoas. Umas tão iguais, outras tão diferentes. Umas tão iguais querendo ser como outras que lhes são tão diferentes. Irmãos que, apesar da mesma criação, são tão distintos. Profissionais que, apesar de mesma formação, são tão díspares. E todos desejando o modo de o outro ser... Acredito que essas pessoas não sejam tão diferentes assim. Mais: nem acho que sejam distantes assim, pois é esta diferença que as une, que as torna mais desejosas umas das outras. Nem é preciso enfrentar batalhões e seus canhões. Basta continuar ensaiando o rock para as matinês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário