Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Sobra de escassez

"Às vezes eu assisto tv como o cachorro que vê o frango a rodar... porque o que está lá dentro é tudo que eu quero ter, porque o que está lá dentro é tudo que eu não posso ser". Versos da música Televisão de Cachorro, da banda mineira Pato Fu, que eu curto muito, sobretudo pelos arranjos de guitarra, pela voz da Fernanda Takai e, sobretudo, pelas letras, claro. Esta música fala do que vemos e não podemos ter/ser.

Tive problemas com a internet, com o meu celular e com o meu computador. Passei um dia e meio sem que os três pudessem estar um à disposição do outro. É uma sensação bem ruim esta de  saber que há algo; desejar-se este algo e não poder tê-lo. Seja pelo excesso, seja pela escassez (dois lados da mesma moeda?), muitas vezes somos impedidos de obter aquilo que desejamos.

Voltando hoje da nossa viagem de férias, uma cena de escassez na estrada. Havia um carro na lateral da pista - um espaço gramado, nem acostamento era. Mas era um carro. Olhava-se e podia-se ver ali um carro. Embora um carro seja objeto de desejo de muita gente, aquele  não poderia saciar ninguém. Ele não tinha rodas nem pneus. Não tinha motor nem eixos. Não tinha nada, além da carcaça. Era algo que poderia aguçar o desejo, mas nunca realizá-lo. Naquele carro sobrava escassez.

Também a abundância pode ser impeditivo para a realização de desejos. Adoro mergulhar: piscina, lago, rio, oceano, mar. Para mim, sempre um convite a imergir meu corpo. Tive a sensação impeditiva da abundância diante das Cataratas do Iguaçu: 1.400.000 metros cúbicos de água por segundo. Tive a mesma sensação na Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná de onde são represados 28.000.000.000 de litros de água, que caem nos reservatórios a 700.000 litros por segundo. Como mergulhar o corpo nisso? Pois é: fiquei como o cachorro que vê o frango a rodar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário