Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Exterminador do passado

"Pra frente é que se anda" é um dos versos que compõem a música-diálogo de Chico: Amigo é Pra Essas Coisas. A ideia é de que, como não se pode apagar o passado, deve-se seguir sempre em frente. Se nos fosse dado o poder de olhar para trás e escolher algo da nossa vida que quiséssemos apagar, o que será que esfregaríamos com a borracha? O que será que ensoparíamos com o líquido corretivo? O que exterminaríamos?

Neste final de semana, tive oportunidade de assistir a dois filmes que tratam do tema: "Efeito Borboleta" e "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças". O primeiro levanta a possibilidade de voltarmos no tempo e alterarmos um acontecimento que, em tese, apagaria um acontecimento absolutamente traumático. Já o segundo considera ser possível conectar-se a um programa de computador que transforma a memória em arquivos deletáveis.

É fato que muitos de nós, pelas mais diversas razões, ora consciente ora inconscientemente, já tivemos alguma forma de alteração de fatos que vivenciamos. Se não fatos, algumas falas, com certeza, foram acrescidas, ou levemente alteradas, ou ainda silenciadas. Se não fatos nem falas, sonhos ou fragmentos deles podem ter sido tão intensamente contados e mentalmente vivenciados, que passamos a ter dificuldade de distinguir entre sonho e (o que chamam de) realidade.

Olhar para trás é quase um anátema, um gesto condenável. No âmbito da mitologia greco-romana, quem não se lembra de Orfeu, que, depois de descer ao inferno para resgatar Eurídice, não podia deixar que ela olhasse para trás? Quem não se lembra de Ló, cuja mulher, ao sair de Gomorra, não resiste a olhar para trás? Assim como as histórias, os filmes e a MPB, ditados populares seguem o mesmo conselho (por exemplo, quem vive de passado e´museu). Mas às vezes, um "hasta la vista, baby" seria muito bem-vindo, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário