Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quinta-feira, 14 de março de 2013

Quando a crítica não cabe

É muito fácil ser aquilo que se chama de "engenheiro de obra pronta". Engenheiro de obra pronta é aquele que, com toda pompa e circunstância, se coloca diante de uma obra já concluída e não poupa nenhum esforço, não mede sacrifício nem demonstra qualquer pudor ao apresentar suas críticas. Não sente o menor incômodo em apontar defeitos na disposição dos cômodos, nas instalações, na posição das portas e janelas, enfim, em tudo aquilo que está posto como resultado de imensos esforços que não contaram com a ajuda daquele que critica.

Seu intuito não é contribuir, não é promover melhoras nem agregar o que quer que seja de positivo na obra já pronta. Antes, seu intuito é mostrar-se. Sua intenção é promover-se. O resultado de sua ação é um incômodo absolutamente desnecessário, é o despertar de um sentimento ao mesmo tempo de indiferença cega, de indignação perplexa. Fisicamente, tais sentimentos  se veem nas pequenas rugas que se formam no canto dos olhos, no riso quase invisível no canto da boca e no punho que se cerra no canto do nada.

São assim aquelas mulheres ou aqueles maridos que reclamam da maneira como determinada peça de roupa tenha sido colocada no varal, ou como determinada louça foi colocada no escorredor, ou como determinado produto foi comprado de uma marca e não de outra, ou ainda como determinado caminho foi escolhido para certo trajeto em detrimento de outro. Tudo isso, claro, sem ter estendido a roupa, lavado a louça, feito a compra ou se disposto a traçar uma rota e dirigir.

Também são assim aqueles que, mesmo diante de tantas coisas boas em um passeio, uma viagem; em uma reunião, uma aula; um livro, um material didático; uma festa, um encontro... pessoas que insistem em ressaltar o ruim em detrimento de tudo de bom que há. Gente mal amada, de espírito descontente, de palavra amarga, de existência doente. Gente cuja vida precisa de uma reengenharia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário