Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sexta-feira, 8 de março de 2013

Desde quando?

"E assim nossa vida é um rio passando, as pedras cortando, e eu vou perguntando: até quando? São tantas coisinhas miúdas roendo, comendo, arrasando aos poucos o nosso ideal. São frases perdidas num mundo de gritos e gestos num jogo de culpa que faz tanto mal". Olha, que preciosidade composta por Gonzaguinha há tanto tempo.


E tempo é meu tema hoje. Apesar da genialidade dos versos acima, gostaria de trocar uma palavra da inquietante pergunta lançada pelo filho de Luiz Gonzaga (outro gênio) e lançar a pergunta "Desde quando"? Essa pergunta aparece sempre de modo avassalador e atravessa a cabeça da gente como uma lâmina afiada que vem provocar a dissensão e não o consenso.

Misturados a discursos científicos, políticos, religiosos, psicológicos e outros das mais diversas naturezas, há tantos embates filosóficos a respeito, por exemplo, do início da vida, que dá até cansaço só de querer entrar na discussão. A vida começa quando a criança, literalmente, vem à luz? Ou começa quando ela já tem todos os órgãos vitais e sua devida estrutura de sustentação formados? Começa por volta do terceiro mês de gestação, quando o feto está se enformando? Ou começa muito antes, quando da concepção mesmo, no momento da fecundação do óvulo? Ou começa no despertar da atração que uniu o casal? Ou... Sei lá: desde quando há vida? Há outros âmbitos em que essa pergunta é feita.

Desde quando se ativa o movimento que resulta na morte de alguém (desde a parada dos sinais vitais? a complicação dos órgãos? o adoecimento? a situação que propiciou a doença? Desde quando se dá um processo que culmina na demissão de um profissional (desde o erro cometido? na distração que provocou o erro? o cansaço que gerou a distração? Desde quando tem início o conjunto de fatores que acabam na reprovação de um aluno (desde a média final não atingida? a escolha da estratégia de estudo? o nível de envolvimento? Para voltar à música do Gonzaguinha: desde quando é disparado o processo que finda uma relação conjugal (desde a execução da traição? os encontros? os planos de encontros? a admissão da possibilidade dos encontros)? Desde quando a gente se incomoda com esta pergunta: desde quando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário