Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Temperatura e esquecimento




Gostaria muito de entender melhor muitas coisas, mas meu conhecimento limitado e minha falta de tempo muitas vezes me impelem a me conformar com o que já conheço. Mesmo sempre querendo saber um pouquinho mais das coisas (sou um especialista em generalidades), ainda não consigo explicar por que a temperatura varia tanto. Ontem, por exemplo, os termômetros aqui perto de casa marcavam 37 graus. Muito. Pacas. Hoje, quando voltava do trabalho, os mesmos marcavam 18.

Caiu a menos da metade, assim, de um dia pro outro. Sei lá se a frente fria é mais forte que a onda de calor; ou se as nuvens ficaram tão densas que impediram a chegada dos raios solares com a devida intensidade; ou se... sei lá. Só sei que foi assim (como diria Chicó, de O Auto da Compadecida): caiu de 37 para 18 graus. E eu, que sou meio besta, meio tapado, meio viajandão, logo me lembrei que muitas vezes isso acontece com as relações entre as pessoas, com coisas e com coisas, ideias...

Como imediata recordação a cada vez que toco este assunto, lembro sempre da chegada dos videocassetes e depois dos dvd-players. Quando da sua chegada, aquela grande novidade que trazia o cinema para dentro de casa sempre que eu quisesse (e pudesse), causou um frisson. Eram muitos filmes alugados e assistidos. No começo. Depois foi esfriando. Tanto, que o videocassete logo virou um ocupador de espaço na estante. O mesmo se deu com o dvd-player. Muitas foram as causas.

Muitas também são as causas que nos aproximam de ideias com uma força tal, que parecemos viver para elas, por elas. Mas depois, esfriam como coisa menor na poeira da lembrança. O mesmo se dá com objetos, roupas e certas práticas, que nos consomem de uma tal forma, que parecemos ser definidos por elas. Às vezes também ocorre com pessoas. Tem umas que brilham tão intensamente para nós, nos queimam tanto com sua existência, que parecemos ser um só ser com elas. Mas, depois de um tempo, também são escondidas pelas nuvens e uma frente fria as leva de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário