Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Enfermeiros enfermos




Estive boa parte do dia de hoje acompanhando minha filha em consultas e procedimentos médicos que se fizeram necessários, dado o agravamento de seu estado de saúde que vem se complicando há três dias. Cancelei meus compromissos da tarde para ficar com ela, ajudando no que era necessário e também para lhe dar uma força, brincar um pouco com ela, conversar, enfim, distraí-la das fortes dores que sentia, a despeito da muita medicação que tomava oral, intravenosa e intramuscular.

Demoravam cair os pingos daquele recipiente transparente cheio de soro que vinha para hidratar minha pequena. Depois disso ainda veio o pinga-pinga de medicação (3 combinadas). A coleta de sangue. O raio-x. Diversas tomadas de febre... não foi fácil nem foi breve. Passamos a tarde no interior do hospital, tempo suficiente para eu me distrair também com meus pensamentos, que se deitavam sobre aquela situação desenhada à minha frente: pessoas doentes à minha volta.

O fato de se tratar de um hospital amenizava aquela deplorável situação: para todos os lados da sala que eu olhasse, ou via doente ou via enfermeiros. Cada um em poltronas muito confortáveis, tomando folgadamente (mas cada um com sua dor) sua dose de soro e remédio. E se não fosse um hospital? E quando não é hospital? Fiquei absorto nesta ideia, pensando sobre o quanto estamos envoltos por pessoas doentes. Doentes da alma, dos sentimentos. Doentes do coração.

Fui além e, além de ficar imaginando as pessoas doentes convivendo pacificamente entre as demais pessoas, comecei a me interrogar sobre o que elas buscavam para sair daquela condição enferma. Buscavam a palavra de um? O sorriso de outro? O abraço de tantos? E, em meio a tantos enfermos, quem seriam os enfermeiros? Ou seriam todos assistidos uns pelos outros e, de mãos dadas, tocavam a vida da melhor forma possível?

Nenhum comentário:

Postar um comentário