Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Sem ver




Hoje tentei fazer um exercício de pensamento a partir de uma notícia que recebi. Imediatamente me lembrei dos versos de Paulinho Moska: "me diz o que você faria se só te restasse esse dia". Só que parafraseei e pensei algo relacionado à notícia recebida. Fui informado de que uma pessoa querida da família havia perdido a visão. Está entre os 65 e 70 anos, por isso já viveu bastante e já viu muita coisa, muita cor, muitas formas. Mas e agora? Logo perguntei para mim mesmo: o que eu faria se perdesse a visão?

Logo, assim de repente, talvez menos que de repente, subitamente. Sim, subitamente pensei nas minhas filhas. Hoje, pensando e podendo ver tudo que está ao meu redor, eu acredito que não seria capaz de suportar viver sem poder olhar para elas e apreciar sua beleza, seu sorriso, a roupa que vestem, as expressões faciais, seu caminhar, seus gestos... não suportaria viver sem olhar o olhar delas. O olhar pelo qual me veem e pelo qual as vejo. Acho que minha vida iria se escurecendo como teriam se escurecido todas as imagens mortas em minha visão.

Pensei no que eu faria se me tornasse cego - ou deficiente visual, como deveria dizer de um modo politicamente correto. Fiquei envergonhado por não saber responder a essa pergunta. Não achei em minha memória um ofício que eu pudesse exercer nessa condição. Disse-me a mim mesmo que procuraria viver escrevendo. Sim, porque felizmente consigo digitar sem depender olhar para o teclado. De mais a mais, tenho um aplicativo que transforma em texto escrito um texto falado.

Vou ficar mais atento ao que posso fazer no caso da perda de algo tão precioso. Devo ser meio maluco, pois esse pensamento já me ocorreu outras vezes - tanto que já me preparei e hoje consigo, por exemplo, escrever com a mão esquerda. Também aprendi a chutar com a perna esquerda. Quer dizer - será que quer dizer mesmo? - que ando me preparando para perdas grandes? Que mal isso! Não quero nem ver onde este pensamento vai dar. Mas peço a Deus que não permita que eu fique incapaz de ver. Não sei o que eu faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário