Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Entre o dar e o receber




Qualquer pessoa minimamente formada em valores religiosos, especialmente os cristãos, sabe que um dos principais ensinamentos dizem respeito ao fato de que é melhor dar do que receber. E é assim a vida de muita gente. Alguns, por razões variadas, só se preocupam em receber. Outros, por sua vez, têm um coração tão grande (?), que se comprazem em dar, em doar de si. Outros há, por fim, conseguem equilibrar o que dão e o que recebem.

O espírito cristão, infundido em muitos há milênios leva o homem a olhar para si e para o outro, amando-o da mesma maneira com que ama a si mesmo. Dessa forma, a despeito do que está registrado na Bíblia como palavras de Jesus Cristo, alguém educado nessas bases, muitas vezes é levado a se diminuir, primeiro, perante o próprio Deus de sua crença e, segundo, perante os demais com quem ele convive. Dessa forma, dificilmente se coloca em primeiro plano.

Outros, que já são fruto de um mundo em que o hedonismo direciona as escolhas, o modo de pensar e o modo de agir (e reagir) procuram fazer apenas aquilo que lhes dá prazer, aquilo que lhe agradar. Dessa forma, ajudar o outro não está entre suas primeiras atitudes tomadas por esse tipo de gente, não é, efetivamente formado para a valorização do próximo, não é capacitado para perceber a necessidade do outro - razão pela qual sempre espera que sua necessidade seja vista.

De fato, receber dos outros o cuidado, a atenção, as boas ações, a lembrança, o carinho... tudo isso é uma oportunidade imensa de ser alvo da solidariedade do próximo. De igual modo, poder dar a alguém o que lhe é merecida, ou (ainda que seja)  o necessária, não tem valor monetário e muito menos emocional. Claro que ambos estão envolvidos. Às vezes, um será mais solidário que o outro. Depois, vice-versa. O jeito é seguir vivendo a cada dia e colhendo os frutos daquilo que se plantou, isto é, recebendo e dando amor, atneção, apoio

Nenhum comentário:

Postar um comentário