Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Resistência




A vida vai passando pela gente, e a gente, grudado nela, vai se tornando mais experiente. Vai se tornando mais velho necessariamente. Mas, mais que isso, vai se tornando resistente. Vai aprendendo a se manter de pé, frente às muitas intempéries que nos são colocadas no dia a dia. Muitas vezes vindas de onde e de quem menos esperamos, tais intempéries são situações que acabam submetendo à prova as nossas forças, a nossa capacidade de reagir com dignidade e nos manter íntegros.

Se em outros tempos, submetidos a um esforço um pouco maior do que o normal, já sucumbíamos às dores que simplesmente teriam se apresentado aos nossos músculos; se já nos encaminhávamos para a interrupção da atividade sem qualquer questionamento; quanto mais tempo vivido, mais capacidade de nos manter em provas difíceis e de grande exigência. Mais maturidade para controlar as dores musculares, mais força de vontade para chegar ao objetivo pretendido. Pelo simples prazer de chegar.

Se antigamente, uma vez expostos a situações que em certa medida tiravam o eixo de nossas emoções, nossa reação era de destemperar; se era de ceder ao afluente das lágrimas, se era de contorcer o estômago com a dor calada, se era de dar às palavras a maior das vazões possíveis repletas de palavrões e de insultos; depois de chegados a uma idade em que as marcas de expressão se fazem mais vistas, teremos aprendido a conviver pacificamente com os mais variados tipos de emoção que nos assaltam diariamente.

Se em plena batalha, seja ela qual for - uma luta, um jogo, uma relação qualquer - outrora parávamos para lamentar os ferimentos e cultivar o sofrimento deles derivado, hoje em novos combates nossa postura é de ter sob o foco não os ferimentos, mas no quantum de força que ainda nos resta para lutar e as estratégias que podemos utilizar para caminhar na direção da vitória. Sim, porque a vitória depende de uma boa dose de resistência, que vem justamente com o tanto de vida que já passou por nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário