Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Ciclo fechando



Neste dia 19 de novembro viverei o último dia efetivo de aula com meus alunos de nono ano 2014, porque logo após virá um feriado ampliado e, já na segunda e terça-feira, haverá provas finais definitivas. Posteriormente a esse processo, virá o período de recuperação - o que significa que não verei mais aqueles que tiverem sido aprovados no ano, sem depender desta última etapa. Terei então encerrado um ciclo. Mais um, na esperança de ter podido conduzir muitos deles à percepção de que viver é bom. E de que se torna ainda melhor se dominarmos certos conhecimentos.

Ciclos vão se fechando na vida da gente, ora por determinação nossa em razão de qualquer motivo de força maior, ora por um descuido que leva inevitavelmente ao fim de uma série de ações que vinham se repetindo até certo ponto, ora por uma ação independente de nossa vontade que impõe um ponto final em um texto que já seguia rumo ao término do qual não poderia mesmo voltar. Seja por que motivo for, "nothing lasts forever", como canta Axl Rose em "November rain".

Independentemente do motivo que tenha gerado o final do ciclo, penso comigo mesmo que o importante é ter a plena certeza de ter feito tudo o que se poderia fazer para que ele chegasse ao término da forma mais serena possível. Ou, ainda, ter a certeza de que, diante da inevitabilidade do fim, estar ciente de que só não se fez mais, porque mais não se pôde. De modo que, a mim me parece que a pior sensação nesses casos é a de se saber responsável por um fim que só veio por descuido, negligência, imprudência ou imperícia.

Por outro lado, a melhor sensação no fechamento de ciclo é poder ter a certeza de que, se bem feito, planejado e executado com clareza e serenidade, o fechamento se transforma em um evento que vai renovar as esperanças de um novo ciclo, de um novo e desafiador momento de vislumbre do futuro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário