Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O eco do que falamos




Geralmente não fazemos ideia do que acontece na cabeça das pessoas quando falamos com elas ou quando falamos para elas. São tantas as possibilidades de entendimento, que chegamos a torcer para sermos minimamente entendidos. São tantas as possibilidades de interpretação, que quase imploramos para ser interpretados adequadamente. Quando a pessoa dá algum retorno ao que dizemos, quando ela ecoa a nossa voz, só assim é que temos alguma condição de mensurar o grau de compreensão daquilo que falamos. Ou escrevemos. Daí o eco ser algo de extrema importância.

Estou em período de fechamento de ano escolar. As aulas regulares em si já foram encerradas; o que há daqui para frente são provas finais, inclusive as de recuperação. Quer dizer: alguns alunos eu terei visto pela última vez hoje - ao menos como alunos meus. Pois foi numa situação como esta que hoje o dia me reservou uma surpresa daquelas de fazer a gente olhar pro céu e pra dentro de si mesmo e agradecer o fato de ter estado entre esses alunos especificamente.

Em meio à finalização de uma aula, última aula de uma turma que nem de longe foi a melhor daquela série, quando já me encaminhava para fechar minhas coisas e me despedir dos alunos, uma menina - das mais discretas e competentes da sala, se dirigiu a mim e tomou a palavra: "Ever, queria te agradecer. Não pelas coisas que me ensinou de Português. Mas pelo que me ensinou sobre a vida". Suas palavras me levaram a uma espécie de paraíso existencial. Rapidamente voltei meu olhar para esta realidade e lhe agradeci palavras tão significativas.

De verdade, essa é a razão da minha atuação frente a quem (ou a que) quer que seja: quero fazer diferença - por mínima que seja - na vida das pessoas. Com ou sem reconhecimento delas. E isso vale pra todos: parentes, amigos, colegas de trabalho. A fala da Dani foi um eco dos mais agradáveis de tudo aquilo que procurei ensinar aos alunos neste ano (e sempre). Eu não tinha ideia de que meus alunos tivessem percebido isso tão cedo, imaginava que fossem perceber mais adiante, mais amadurecidos. O eco checou enquanto minha voz ainda ecoava.



Nenhum comentário:

Postar um comentário