Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Limitações em nós




Em minha rotina diária, sempre muito cheia de coisas por fazer, a tal ponto de uma coisa se enganchar na outra apenas do final de um minuto par outro, estava em hoje, indo buscar minhas filhas na Cultura. Enquanto parava o carro no farol no cruzamento de uma ladeira, meus olhos saíram da tela do celular para ver as horas e se voltaram para uma moça que estava aguardando o momento de atravessar. E, naturalmente, como o farol estava fechado para mim, com certeza estava aberto para ela. Ora, perguntei-me a mim mesmo, por que não atravessa?

Saído do meu torpor imediato pude, ainda que na escuridão das 20h, observar suas feições. Não demorou muito para eu perceber que ela estava fazendo movimentos de respiração profunda. Estava ofegante como quem acabara de chegar de uma corrida ou de qualquer atividade muito cansativa. E ela só tinha chegado à esquina e não conseguia atravessar. Tirei o foco dos meus olhos para ver seu corpo todo: era uma moça muito jovem. E muito gorda. Obesa.

Estava explicado. O esforço que ela fizera para chegar até ali, tendo vindo da rua de cima ou da rua de baixo, por serem enladeiradas, tinha sido um esforço sobre-humano. Essa era a razão pela qual, apesar de o farol estar aberto para ela, ela não conseguir atravessar a rua. Precisava repor oxigênio em seu corpo, de modo a poder produzir mais energia capaz de fazê-la prosseguir. Era jovem e estava visivelmente bastante acima de seu peso.

Aquela moça, que ficou para trás de mim quando o farol se abriu, guardava em seu corpo uma série de elementos que não estavam nele para auxiliar, para lhe permitir alcançar seus objetivos mais imediatos; elementos que a impediam de desejar mais, de sonhar mais, de travessar seus limites, de se propor e de aceitar desafios. No caso dela, por certo, era o tecido adiposo excedente. Mas, e no meu caso? E no seu? Cada pessoa deve ter em seu corpo, em seu coração, em sua consciência, algo que limita. Em que cruzamentos temos parado? Onde temos deixado de ir apesar dos faróis verdes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário