Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

terça-feira, 13 de maio de 2014

Soldado ferido

Prédio sul-coreano amanhece cinco vezes mais torto que Torre de Pisa

Na Coreia do Sul, um prédio amanheceu cinco vezes mais torto do que a Torre de Pisa. A obra ainda estava em construção e tinha previsão de entrega para daqui três meses. Não pude deixar de pensar sobre o nosso famoso verso de Vinícius: "Tem sempre um dia em que a casa cai". Não se sabe a causa, mas se sabe que se trata de uma das coisas mais curiosas já vistas. Vistas mesmo: turistas vão ver.

Para a surpresa de muita gente, construções muito sólidas, sedimentadas há anos, construções que por muito tempo foram ícones de segurança, de força e de indestrutibilidade, por uma ou por outra razão, natural ou não, se veem deslocadas de seu posto e ruem feito soldado ferido em guerra. Agora me vem à mente a queda das Torres Gêmeas nos EUA. Também o Muro de Berlim. Cidades inteiras destruídas por vendavais, terremotos, maremotos. Quem não se lembra do Titanic, tido como infalível?

Megaempresas de diversos setores, com capital excedente e altíssimos investimentos, subitamente passam a se ver em movimento descendente. Algumas se vendem a preço de nada para não serem plenamente extintas. Outra abrem falência e recebem seu "atestado de óbito" comercial. Minha infância era regada a propagandas de lojas como Mappin. Eu via propagandas constantes da Vasp. Atualmente, uma gigantesca empresa como a MF Global Holding (com ativos de 41 bilhões de dólares) e outras tantas não resistem à ação destrutiva e invariavelmente caem.

Muitos relacionamentos seguem o mesmo curso. Atingem um grau altíssimo de realização a ponto de serem admirados, de serem citados como exemplos de convívio a dois e... "de repente, não mais que de repente", assim, como o prédio na Coreia do Sul que citei no início, da noite para o dia, histórias futuras são vítimas da tecla DEL. Para citar Vinícius novamente, "tem sempre um dia em que a casa cai". Do mesmo modo que o prédio na Coreia, um relacionamento ruído atrai curiosos, gente que vem para ver prédio tombado, soldado ferido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário