Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

segunda-feira, 12 de maio de 2014

A parte do todo




Gosto de poemas. Eles são ótimos para refletir, para ler, para escrever, para perceber como a linguagem é capaz de coisas poderosas. Tomo aqui, como exemplo, um poema de Gregório de Mattos, que está entre os seus mais conhecidos. O poema trata da relação entre parte e todo. Tomando como base o corpo de Cristo pendurado na cruz, joga com as palavras "parte" e "todo", a fim de mostrar que o qualquer que seja o todo, ele só é completo na medida em que pode contar com as partes que o constituem.

Isso lembra a  Gestalt, parte da Psicologia que trata justamente das relações que existem entre a parte e o todo. Embora seja bem posterior ao citado poema de Gregório de Mattos, essa disciplina psicológica trata do mesmo tipo de reflexão e mostra como em nossa constituição as partes se relacionam. A relação enter as coisas é que faz de algo um todo. Como o cérebro procura constantemente enxergar algo inteiro, ele está sempre tentando ligar partes, a fim de que possamos enxergar algo que é ou parece ser um tudo.

Nas relações humanas, também me parece ser assim. Procuramos ver nelas algo inteiro. No âmbito profissional, a ação de um funcionário, que cumpre a função de um departamento, o qual, por sua vez, constitui um setor que integra o funcionamento geral de uma empresa, dá a ela a sua integralidade. Dessa forma, a ação de cada um não é nada isolada daquela que é a ação global da empresa. Há, pois, uma corresponsabilidade que constrói uma forma de identidade. É assim no âmbito profissional; também o é no mundo acadêmico; no mundo interpessoal.

Pergunto-me aqui como é que é isso no espaço do foro íntimo. No mundo pessoal, no interior das idiossincrasias, seria muitíssimo bom poder olhar para si mesmo e enxergar não só o todo que a pessoa imagina de si nem só o todo que imaginam dela, mas também as partes que fazem com que o todo seja de uma ou de outra forma. Assim, como um bom poeta, um bom psicólogo ou um bom presidente de empresa, as pessoas poderiam gerir cada bloquinho desse grande Lego que somos cada um de nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário