Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sábado, 10 de maio de 2014

Cerumano



Outro dia postei no Facebook uma reportagem sobre um psicólogo que fez a experiência de colocar duas pessoas para simularem um infarto em praça pública e agonizarem diante dos passantes. Um trajando toupas normais. Outro trajando terno gravata e uma pasta do tipo 007. Enquanto aquele sofreu por quase vinte minutos até alguém para para lhe dar atenção, este último foi imediatamente atendido. Uma amiga comentou na página que "era preciso uma grande dose de indiferença para poder viver numa cidade como a  nossa".

Algumas coisas me chocam sempre que há situações extremadas. Isso porque eu me vejo um pouco como me disse a amiga: bebendo doses de indiferença. Mas nesses últimos dias os exemplos estão se proliferando por aqui e em outros países. Em vários pontos do Brasil, há pessoas cometendo atos de "justiça com as próprias mãos", prendendo e espancando outras pessoas que supostamente teriam cometido delitos. Não cabe aqui, ainda, o questionamento do Poder Público; apenas a dose de "cerumano" que brota de vez em quando.

Nesta semana fomos todos surpreendidos pela notícia do linchamento de uma mulher que teria sido confundida com outra. Graças ao (des)serviço de um jornal sensacionalista, que publicou um retrato falado de uma mulher que teria praticado rituais de magia negra sacrificando crianças, uma outra mulher, jovem mulher, foi espancada por mais de duas horas. Agredida, arrastada, humilhada, naturalmente não resistiu e, para fugir ao sofrimento, seu corpo dissociou-se da alma. Brutalidade de "cerumano".

Na Nigéria um acontecimento que me deixa fora de mim. Não consigo concatenar os pensamentos. Ou melhor: prefiro não dar prosseguimento a eles. Segundo a notícia, duzentas meninas (200), no pleno desenvolvimento de sua humanidade, foram sequestradas, afastadas de suas famílias e de seu cotidiano, para serem vendidas a líderes de tribos por algo como U$12. Desesperadas mães lá e inertes bilhões de pessoas ao redor do mundo, afogadas em doses de indiferença, tentam se recuperar de mais um gesto (típico) do animal "cerumano"

Nenhum comentário:

Postar um comentário