Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Ser avaliado



Muita, muita gente treme quando toma consciência de que vai passar por alguma avaliação. Minha referência mais imediata é a realidade da escola. Ali um enorme grupo de alunos e alunas ficam extremamente preocupados quando é período de provas. Hei de convir, porque vida de aluno não é mesmo fácil, pois há momentos em que tem de encarar 10 avaliações ou mais em sequência. Muito embora eu concorde que não seja fácil, não me vem sentimento algum de pena ou algo que o valha: ser avaliado é parte do processo normal de ser aluno.

A vida dos alunos tem uma continuidade direta com o nível superior. Só que nem tão direta assim, porque precisam passar pelos exames vestibulares das respectivas faculdades que desejarem. Daí, o outro terror: Fuvest, Unicamp, Enem e uma série de outros momentos de avaliação de grande escala também apavoram os adolescentes. Ainda mais esses que integram uma geração que aprendeu a receber "sim" para tudo. Que não sabe lidar com frustrações. Para estes, tais exames não são nem desejáveis - justamente pelo alta possibilidade de reprovação. Reprovação em avaliações é parte do processo de ser vestibulando.

E será assim na continuidade da vida na universidade, independentemente da faculdade que tiver sido escolhida. Vai ter de passar por provas escritas, por provas orais, individuais, coletivas, por TCC. Em outros níveis, vai enfrentar Defesas de mestrado, doutorado... E, se não seguir a carreira acadêmica, vai fazer exames de admissão em empresas. E, uma vez admitido, vai passar por avaliações internas nas quais tem de provar que merece a vaga que ocupa. Ser avaliado é parte do fato de se trabalhar.

Mas essas são partes de avaliações institucionais. O que pega mesmo é quando a própria vida nos coloca avaliações. E ela o faz constantemente. O bom filho, o bom irmão, o bom amigo, o bom namorado, o bom noivo, o bom marido, o bom pai... e por aí adiante. O boa gente. Não para os outros. Mas para a si mesmo. Porque tem isso: muitas vezes o sujeito é aprovado em tudo que faz, mas não aprova a si mesmo. Aprovar-se ou reprovar-se é parte do ato de ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário