Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Homem perfeito 2 - o namorado



Não, não relatarei aqui algo que seja real, apenas ilações inconsequentes acerca do que penso que as pessoas imaginam sobre o homem perfeito, quando este ocupa a função social de namorado. Não tenho nenhuma autoridade, por exemplo, de um Chico Buarque, para cantar em verso - todo prosa - o eu-lírico feminino, com a sensibilidade e precisão mais que feminina que ele expressa. Também não tenho aqui a pretensão de falar exaustivamente sobre o tema, porque não cabe, porque não sou capaz, porque não quero.

O homem perfeito no papel de namorado é aquele que tem na moça amada toda a sua atenção, capaz de pensar nela a cada segundo do dia. Considerando todos os seus pensamentos, a cada segundo ela ocupa o primeiro. E esse pensamento se transforma em palavras que migram dele para ela por meio das mais diversas formas, pelos mais diversos meios, com uma intensidade que parece pulsar a cada letra, a cada sílaba, a cada palavra, frase (verso), parágrafo (estrofe)... a cada discurso.

Na posição de namorado, o homem perfeito é aquele que se sente tão intrinsecamente ligado à sua amada, que não é minimamente capaz de imaginar sua vida sem a presença da dela. É aquele que vê na vida dela o sentido da existência da sua própria vida, de modo que o momento presente é tão completamente preenchido, tão incomensuravelmente pleno, que se torna impotente para cogitar a possibilidade de admitir, quem sabe, um futuro sem a companhia dela.

O namorado que aparenta ser homem perfeito é aquele que abre portais de sonho, na presença de deuses, mitos, heróis e musas; um desbravador de escuridões, iluminando com suas palavras um futuro quimérico ("de quimeras mil, um castelo ergui"), tecendo com as veias de seu discurso um corpo onírico ósseo e muscular, nervoso e sensível. Este homem, a despeito do devaneio, do desvario e da desrazão, há de um dia ser acordado pelo corpo extenuado de sonhar, ou simplesmente com o som do despertador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário