Nesta semana vou tentar seguir um outro caminho aqui no Sempreever. Na semana passada, fiz uma incursão no que imagino ser uma parte do imaginário feminino acerca do homem perfeito. Nesta vou perseguir Milton Nascimento, esse mineiro que eu admiro incontestavelmente, tanto pela qualidade das composições de textos belíssimos, como também pela harmonia e melodia de suas canções. Não é à toa que ele é reconhecido e premiado pelo mundo afora.
Hoje comecei o dia ouvindo uma música dele, e foi justamente nesta ocasião que me veio a ideia de pensar algumas de suas letras. A música era Bailes da vida. Naturalmente toda a letra é de uma beleza que, como a poesia igualmente mineira de Drummond, é banhada de simplicidade e objetividade que faz as coisas serem ditas como são. E ponto. A música fala do percurso do artista que, "com a roupa encharcada e a alma repleta de chão", deve "ir aonde o povo está".
Um verso me chama a atenção. Eles estão na sequência, mas vou me referir a eles separadamente. O primeiro: "cantar era buscar o caminho que vai dar no sol". Por conta desse verso, fiquei com a letra na memória, cantando-a o dia todo (para mim mesmo, claro) e pensando em o que seria para mim o "cantar" a que se refere Milton. O que para cada pessoa é algo que representa buscar o caminho que vai dar no sol. Escrever, falar, cantar, ouvir, ver, tocar, compor, comer, correr, viajar, ficar, contemplar, ganhar, poder... Imagino que todos tenham um quê capaz de trazer a sensação de que, ao executá-lo, sente-se desfazer, embora não se canse.
O que ele canta a seguir também é de chacoalhar o pensamento e até sugere questionar o verso que citei acima. "Tenho comigo as lembranças do que eu era. Para cantar, nada era longe, tudo tão bom... até a estrada de terra na boleia do caminhão". O grande desafio, que poucas vezes eu consegui superar, é justamente o "era" (de "lembranças do que eu era", "cantar era"). Entre o pretérito imperfeito e o pretérito perfeito, sigo abraçando paixões que, depois de um tempo, viram lembrança e ficam na boleia do caminhão.
Para ouvir a música: http://www.youtube.com/watch?v=9S4d_SF8FkY
Nenhum comentário:
Postar um comentário