Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Supor suportar

"Um rosto lindo e um sorriso encantador.  E um jeitinho de falar que me pirou. Que me pirou o cabeção". Esses versos foram cantados e recantados há poucos meses, como uma forma de celebrar a lembrança dos poucos meses passados desde a morte de Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr. Certamente muita coisa na vida desse rapaz foi grande e intensa, tal como sua (então) recente separação. Coisas assim intensamente vividas, realmente fazem pirar o cabeção.

Tem certas coisas na vida da gente que passam como se fossem um vendaval. Arrancam telhados, agitam lustres, balançam cortinas, espalham papéis... tiram tudo do lugar. Acho que em algumas fases da vida a intensidade dessa ventania é violentamente potencializada pelo próprio modo de encarar a vida. Uma dessas fases é a adolescência: muita coisa parece ser vista através de uma imensa lente de infinitos graus. Muita coisa parece ser ouvida através de uma imensa caixa de ressonância. E, assim, tudo parece ficar muito maior do que seus ombros poderiam um dia supor suportar

E quem vai dizer para o adolescente que ele está superestimando determinada fala, determinado acontecimento, determinada dificuldade. Quem? Nessa hora ele superpotencializa o fato de não estar sendo entendido e de os outros não conseguirem ver as coisas como ele vê. É óbvio que a tendência é de que ele se considere certo e que o resto do mundo esteja errado.

É nessa hora que deve dar o desespero. Em horas como essa é que dá a vontade de enfiar algumas coisas numa mochila, dar aos pés um chão onde possam caminhar sem destino, morrendo de vontade de dar um fim à própria história. A gente que trabalha com adolescente vê isso com alguma frequência. Claro, não é maioria, graças a Deus. Mas é, no mínimo, curioso ver o quanto algumas coisas são capazes de pirar o cabeção desses adolescentes de "rosto lindo e sorriso encantador".


Nenhum comentário:

Postar um comentário