Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Isso

"Parecia que não ia acontecer com a gente" é um verso angustiante de uma música do Titãs, essa banda paulista que encantou a todos com suas letras, músicas e performances em geral. Excelentes letristas como Arnaldo Antunes e Nando Reis, acompanhados de ótimos instrumentistas como Toni Belotto e Charles Gavin, além de bons vocalistas como Paulo Miklos, Sergio Brito e Branco Melo, chacoalharam o rock paulista e continuam fazendo "isso" até hoje.

Por sua imensa aplicabilidade, a palavra "isso" abrange tanta coisa, que até confunde quem ouve ou lê. Seja do mundo discursivo, seja do mundo concreto, cotidiano e secular, o bendito "isso" obscurece a compreensão de quem ouve e favorece a ambiguidade de quem fala, ainda que sem querer. Se sua referência não for clara, a chance de se fazer presente uma considerável confusão é bem grande.

No caso do uso dessa palavra no verso que utilizei para introduzir este texto, me causa imensa perplexidade perceber como é possível caber tanta angústia em um verso tão pequeno. Provavelmente pelo fato de a frase ser enunciada depois de ter acontecido aquilo a que se chama "isso". No contexto da letra da música, entende-se o tal "isso" como um esfriamento de uma relação amorosa. Mas, como o "isso" é o "todo-poderoso-isso", vou estendê-lo a outro contexto.

Tenho atendido alguns alunos que percebem, somente agora, que não estamos apenas iniciando um semestre, mas iniciando a parte final do ano. Então, ao se verem em situação delicada em termos de possibilidade de reprovação, lamentam e demoram a entender como é que puderam chegar àquela situação. Afinal, parecia que não ia acontecer com eles. Provavelmente estejam começando cedo a entender que o "isso", em qualquer tempo e lugar, pode integrar a vida de qualquer pessoa que se importe ou não com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário