Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Apenas mais um tijolo na parede

"All in all you are just another brick in the wall" são versos conhecidos por quase todo mundo. Imagino que pouquíssimas pessoas desconhecem este clássico do Pink Floyd, do qual insiro aqui um link para quem quiser ver uma apresentação inesquecível: http://www.youtube.com/watch?v=xpxd3pZAVHI

É daquelas músicas que se canta numa espécie de frenesi, levado pela incontestável qualidade musical em termos de arranjo, de melodia, num jogo de pausas e crescentes em cada instrumento. Em poucos e simples acordes, constrói-se uma maravilha dessas. E cada instrumento ali, assim como voz e letra, ajuda a compor essa obra de arte. No entanto, pensar no que diz seu refrão é algo que pode dar um choque de realidade em muita gente.

Hoje, em uma das minhas aulas, alguns alunos se manifestaram publicamente na sala de aula, após eu concluir a revisão de um assunto pra eles, para que eu pudesse introduzir assunto novo (certamente o mais abstrato dos assuntos de que trataremos ao longo do ano). Disseram que finalmente haviam entendido aquilo que vinham tentando entender em aulas e aulas desde o ano anterior. Em sua ingenuidade, quiseram atribuir menos valor aos professores de séries anteriores.

Antes que isso acontecesse, interrompi. Disse-lhes que fiquei bastante feliz por finalmente terem conseguido entender aquele tema, que os capacitaria a aprofundar os novos conhecimentos deste semestre. Entretanto, aproveitei para lhes ensinar que aquela aprendizagem se devia menos a mim e muito mais a eles e seus professores anteriores. Se eles entenderam agora, é justamente porque colegas anteriores plantaram a semente no solo e, por sua vez, os próprios alunos estavam num estágio de maior maturidade. Todos nós, em tempos diferentes, ajudamos a construir esta realidade, esta parede, da qual somos apenas um tijolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário