Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sábado, 3 de agosto de 2013

Palavras que abraçam

"As palavras saem quase sem querer, rezam por nós dois. Tome conta do que vai dizer. Elas estão dentro dos meus olhos, da minha boca, dos meus ombros. Se quiser ouvir, é fácil perceber", são versos cantados com a firme e singular voz da mato-grossense Vanessa da Mata. A música fala de uma das coisas que mais me encantam: a palavra. Quem me conhece sabe que, para mim, a palavra é a grande responsável pelas coisas que há, pelas que hão de existir, bem como pela falência do que não existe mais. As palavras abraçam e abandonam.

A gente que é pai se orgulha de algumas coisas assim pequenas que para uns soam como obrigação e, para outros, como a coisa mais comum do mundo - digamos - familiar. Acho que o tempo, os afazeres, os pequenos e grandes estresses, o acúmulos de pequenos detritos no coração vão fazendo os sentimentos e a capacidade de reconhecimento se solidificarem de tal modo que, para algo ser valorizado, precisa ser grande, caro, difícil - quase um trabalho de Hércules.

Mas as coisas não precisam ser grandes para serem reconhecidas como importantes. Elas só precisam ser inteiras, como dizia o maior dos poetas modernistas portugueses: Fernando Nogueira Pessoa. Elas só precisam partir de uma alma íntegra, consciente e desinteressada, que age motivada pelo gosto do agir, pelo prazer de promover o bem, pela satisfação de propiciar condições para que algo aconteça.

Poder dizer  palavras de incentivo, de reconhecimento, de valorização diretamente para aqueles a quem geramos é algo que parece conectar as existências; algo que dá a impressão de superar os frágeis limites dessa vida tão marcada pela ausência de marca, uma vida cada vez mais desprovida de providências em prol do próximo. Motivar e valorizar os gestos cotidianos de minhas filhas me dá a suave sensação de que minhas palavras abraçam as duas e lhes fortalecem a alma, o espírito, o sentido de existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário