Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Marcas

"Na galeria, cada clarão é como um dia depois de outro dia, abrindo um salão. Passas em exposição. Passas sem ver teu vigia, catando a poesia que entornas no chão"... conhecidos versos desse genial Chico Buarque de Hollanda. Apenas para dar um exemplo, assim, singelo: veja-se como a nota da música, reservada para a palavra "chão", é grave, é baixa. Claro, para combinar com a palavra "chão". Assim como na música "Beatriz", vale ver onde o Chico colocou a nota mais alta. Um gênio, esse rapaz. Não só por isso, claro. Letra e melodia. Metáforas e excelente uso do Português. Enfim, enumeraria muitas qualidades desse artista que, por onde vai, o que quer que escreva, o que quer que cante... deixa sua marca.

As pessoas, com ou sem a genialidade do Chico, com toda certeza, deixam sua marca. E marcas, assim como produtos e serviços, há aos montes. Tem gente que se faz incrustar na mente dos outros com coisas materiais, que os sentidos apreendem: roupas perfeitamente combinadas ou esdrúxulas; perfumes que escolhem as narinas para adentrar o cérebro e o coração. Presentes que, muito independentemente de serem caros ou baratos, revelam um momento de grande afeição e transcendem o mero material.

Outras pessoas fazem isto mesmo: elas vão além do mero material. marcam as outras com coisas que estão para muito além do material. Por mais que palavras sejam fisicamente materiais, sejam elas faladas ou escritas, não se limitam ao aspecto fônico ou gráfico. Palavras são mais percebidas que roupas, são mais inaladas que perfumes, são mais incorporadas que presentes... claro, são tudo isso quando vêm carregadas da alma de quem as disse e escreveu.

Há até as pessoas que marcam pela indiferença, por aquele sentimento que não ocupa espaço algum na mente nem no coração de outras. Mas essa, embora seja inegavelmente uma marca, é uma marca insossa, inodora. E nem por ser assim deixa de ser marca. Não é assim que queremos estar na mente e no coração das pessoas. Até porque não somos assim. Certamente, para alguém, passamos em exposição e não vemos vigias que catam a poesia que entornamos no chão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário