Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Marcas de tudo



Há um aplicativo para smartphone que tenta fazer a gente acertar as logomarcas. Ele é rápido e exige da gente muita concertação. É gostoso jogar, mesmo que errando muitas vezes no começo. Com o tempo, as marcas que não tiverem sido acertadas vão sendo memorizadas e, por conseguinte, ficando cada vez em menor número. Em decorrência, vai-se mudando de fase, superando, chegando a níveis mais difíceis e tendo nos degraus anteriores apensa marcas, parcas dificuldades que não interessam mais.

Agora, com os dias quentes chegando ao fim aqui em São Paulo, muita gente vai percebendo que as marcas adquiridas com a exposição ao Sol em praias, piscinas, rios, lagos e lajes. Marcas de biquíni - ora maior, ora menor. Marcas de sunga ou de bermuda. Marcas de camiseta regata - aquela coisa bonita que fica no ombro. Marcas de camiseta normal - que faz aquela onda no pescoço... Com o tempo, vão se homogeneizando à cor da pele e se tornam frágeis como um sol pálido de inverno.

Cicatrizes também são marcas interessantes. Pelo menos interessantes para se refletir a respeito. Sobre o modo como elas foram originadas, sobre o que elas representam, o quão feias ou bonitas são (a depender do cirurgião ou das quelóides que às vezes se formam). Cicatrizes são livros de história sem palavras escritas ou audíveis. Com toda certeza, são marcas. Importantes marcas das quais muitas vezes esquecemos, porque não faz sentido olhar para elas sempre. Ficam esquecidas como o eco de uma dor.

Hoje uma aluna que eu não contatava havia quase dez anos me localizou pelo Facebook e me mandou uma mensagem relatando suas lembranças de aulas e das marcas que ficaram nela a partir do conteúdo das aulas, bem como das conversas que tivemos. Mal sabe ela, mal sabem todos os meus alunos, das muitas marcas que deixam em mim e que constituem o que eu sou - como uma cicatriz, como uma marca de sol, como uma logomarca de mim mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário