Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Apoio



Essa vida da gente muitas vezes cria umas situações em que se faz necessário ajudar quem está em situação ruim. Tenho o privilégio de trabalhar com adolescentes e, mais que isso, poder influenciar a vida deles não só com o conteúdo que ensino, mas também com as coisas que digo (independentemente da matéria) e com as coisas que faço. Muitas vezes, é necessário extrapolar o ambiente de sala de aula e chegar a um espaço pessoal.

Uma das minhas atribuições é atender alunos e suas famílias. Especialmente os alunos que apresentam alguma forma de desvio, seja de comportamento, seja de rendimento escolar. Lembro-me agora do caso de um garoto que, desde os primeiros dias daquele ano, me dava toda a impressão de que seria um imenso problema para eu administrar em todos os sentidos. Já o havia orientado várias vezes sobre como proceder em aula a fim de que pudesse obter um melhor rendimento, dentro de suas condições.

Não teve jeito: ele só foi perceber muito tardiamente a gravidade da situação a que o levaram seu comportamento e seu desempenho nas provas. Havia ficado em quase todas as recuperações possíveis. Não tive dúvidas: assim que recebi o relatório geral, chamei-o para conversar e orientar a como conduzir o processo dali para a frente do ano letivo. Naturalmente também chamei seus pais para conversar e colocar-lhes a par da situação. Não pôde vir o pai; logo, foi a mãe quem compareceu ao atendimento.

Mal terminei a saudação de bom dia, a senhora já tomou a palavra e disse que gostaria de sintetizar as coisas, porque sabia que meu tempo era precioso. No entanto, ela se envolveu tanto com seu relato, que praticamente descortinou sua vida e a do que havia ficado de sua família, pois uma separação muito mal resolvida ainda estava em curso. No curso daquela separação ainda estava o desempenho escolar do meu aluno. No fundo, meu atendimento acabou sendo muito mais profícuo para a mãe do que para o filho. Todavia, tanto ela quanto ele retomaram o curso de suas vidas, a partir daquele simples apoio, que, com certeza, somou-se a uma série de outros fatores e acabou resultando na realização do bem na vida daquelas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário