Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sábado, 29 de março de 2014

Túnel no fim da luz



Uma expressão muito utilizada - e banalizada justamente pelo muito uso - é de que "há uma luz no fim do túnel. Às vezes tenho a impressão de que muita gente, quando passa a utilizá-la conscientemente, o faz porque está num momento em que passou a ver um túnel ao final da luz. Isto é, quando a luminosidade da alegria, do bem-estar, da saúde, da boa convivência e do que mais for bom passa a se afunilar, como se entrasse em um túnel que vai se estreitando.

Desse ponto em diante, a expressão deve gritar desesperada como um afogado o inverso de sua imagem, como num espelho opaco: há uma luz no fim do túnel. Ligada a um último fio de esperança, ela brilha parcamente como o olhar de quem está prestes a fenecer. Mas, sabe Deus de onde, arranca forças do invisível que lhe salta no escuro e implora pelo direito à vida. Criam-se, então novas expectativas, fazem-se novas promessas de correção de rumo, acredita-se ter entendido o que antes era celeuma.

Daí em diante, um espírito parece tomar conta do que está dentro do túnel de onde se avista a luz (ou dentro da luz que só permite ver em forma de túnel) e o empurra na direção da luz. Certezas começam a se construir, um embate entre entre as práticas envelhecidas, mas não melhoradas como vinho, acontece contra as ideias novas (mas ainda sem o viço da vida). Um fôlego preenche os pulmões como nunca, as pupilas tentam se dilatar na tentativa de interiorizar aquele feixe de luz.

Um verdadeiro milagre da vida parece querer acontecer entre o momento em que o minúsculo ponto de luz adentra os olhos tomando o nervo ótico e o momento em que o cérebro passa a processar aquela informação como uma fonte de esperança. O sujeito sente o coração bater-lhe mais forte - afinal, é ele - o coração - que está influenciando a leitura do cérebro. O resultado disso somente ele poderá saber: se será luz no fim do túnel ou um túnel finalizando a luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário