Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quarta-feira, 12 de março de 2014

Inveja



Acho que na vida todo mundo tem direito a tudo. Não vai nessa ponderação nenhum espírito de natureza comunista; vai apenas uma afirmação ainda irrefletida que mostra mais um desejo do que o resultado de um raciocínio profundamente elaborado. Este é apenas um lado da moeda. O outro é que direitos são conquistas. Não importa se todos que os detêm foram os mesmos que lutaram para obtê-los.

Todavia o nosso cotidiano infelizmente nos mostra o quanto o exercício dos nossos direitos, isto é, a vivência da nossa cidadania ainda é algo muito, mas muito mesmo, aquém do que seria o ideal. Nossa Constituição, por exemplo, propugna o fato de que moradia, educação, lazer, saúde, integridade - entre outros - são direitos dos quais deveríamos desfrutar. Nem preciso ir muito longe para desbancar isso. Simples: não preciso pegar estatísticas de gente sem casa, ou sem acesso a hospitais e escolas...; não; bastaria reafirmar os dado do INAF, segundo os quais há no Brasil quase 75% de pessoas alfabetizadas apenas funcionalmente.

Falta muita coisa pra essa gente toda. E pouquíssimos são aqueles que desconhecem essa informação. Do ponto de vista social, cultural, político (embora eu não ache que esses níveis sejam, assim, facilmente distinguíveis), falta de tudo para essas pessoas. Por essa e por outras razões, pessoas nesse estado, muitas vezes (sem generalizações inconsequentes) invejam a pequena parcela da população que não tem dificuldade alguma para obter bens móveis, imóveis e culturais em geral.

Nesse caso, em vez de alimentar alguma revolta frente às injustiças, o melhor ainda parece ser se colocar no meio do bar e pensar em um desejo de melhoria da situação. Sem deposição comunista de governos, sem revoltas egocêntricas no plano pessoal, o melhor me parece ser olhar para os erros e rir deles responsavelmente. Se isso for impossível, que se consiga conviver com as suas próprias faltas, independentemente do número de pessoas que tenham em abundância o que para outros é a expressão maior da escassez. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário