Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sábado, 15 de março de 2014

A cara da miséria


Se a pobreza tem muitas faces - como se sabe há muito tempo - a miséria tem mostrado, paradoxalmente, ter muito mais. Uma das poucas oportunidades de a miséria ter mais. Eu já havia ficado um tanto abismado quando fui surpreendido ao ver um portador de síndrome de Down como morador de rua. Já teria sido incômodo ver um morador de rua. Já teria sido comovente ver um rapaz com essa síndrome. Ver os dois foi uma experiência negativamente inesquecível.

Pois hoje, indo para o trabalho, no início da rua onde moro, vi uma cena bastante incômoda. Parei o carro à espera de o farol abrir e, ao virar o rosto para a minha esquerda, vi no chão uma sombrinha cor de rosa, um cabo de vassoura, além de alguns pertences que certamente eram de quem dormia sob o edredon na larga calçada. Infelizmente, muito infelizmente, meus olhos já se acostumaram a ver pessoas dormindo na calçada. No entanto, hoje, foram surpreendidos ao notarem que o edredon não envolvia uma, mas duas pessoas: um casal. Para mim, a cara da miséria.

Praticamente à frente deles há um posto policial ativo 24h. Um pouco mais para baixo, uma igreja, uma escola particular, a Diretoria de Ensino da região, grandes restaurantes e padarias...enfim, aquele casal não estava isolado. Muita gente ou instituição dali, inclusive eu, poderia, de alguma forma, auxiliar aquelas pessoas. Não sei como nem quando. Talvez soubesse dizer o por quê e o para quê. Meus excessivos compromissos - que busco reduzir a cada dia - muitas vezes me impedem de uma ação mais efetiva.

Não se trata de procurar responsáveis nem culpados. Trata-se, talvez, (se se trata de alguma coisa) apenas de tentar deixar meus olhos não se viciarem nisso e me fazerem acreditar que é normal, que a vida é assim, "que um nasce pra sofre enquanto outro rir" ou que alguém vive(?) nessas condições porque tem algum tipo de dívida espiritual que tem de pagar ainda nesta vida, ou porque há um plano para a vida delas etc. Assim como a do morador de rua com síndrome de Down, esta também foi uma experiência negativamente inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário