Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quinta-feira, 6 de março de 2014

O desejo do plano; o plano do desejo

Foto: #um objetivo sem um plano é só um desejo#

Compartilhei no meu Facebook um post de uma amiga que conheço há pouco tempo e que já tem minha admiração e respeito, pelo que é, pelo que pensa e diz. O post era exatamente o que está reproduzido na imagem acima: A goal without a plan is just a wish. Um objetivo sem um plano é apenas um desejo, traduzido assim ao pé da letra. E postei porque aquilo me fez pensar uma série de coisas.

Em primeira instância, fiquei encantado com a construção frasal, que é bastante simples, mas guarda em si uma profundidade muito significativa - assim como os poemas de Drummond, assim como as músicas de Milton, como os poemas de Augusto e Haroldo de Campos, assim como os quadros de Dali. Daqui me lancei a pensar sobre a importância do plano, que valorizo sempre - talvez por uma vontade escondida de ter tudo sob controle (no fundo, um receio ao inusitado, ao inesperado, ao imponderável - Deus sabe como me é dura essa palavra).

Depois, nessas divagações que às vezes me arrebatam, comecei a notar que a referida frase parece ter um juízo de valor embutido, na medida em que afirma "is just a" antes de "a wish", com se o desejo fosse inferior ao plano, como se ele não tivesse valor ou tivesse menos valor do que o plano. Como, enfim, se o objetivo fosse menos nobre e menos valorizado, se concebido ou conseguido independentemente de um plano.

Provavelmente uma coisa não elimine a outra. Talvez nem haja esta distinção hierárquica entre obter algo planejadamente, e, simplesmente, obter algo que se queira. Às vezes um gol contra no futebol pode dar um campeonato inteiro à equipe adversária. Outras vezes uma jogada totalmente planejada pode dar errado no último lance em razão de uma falha no gramado que desvia a bola para fora do gol. Assim como é possível alcançar algo desejado sem planejar, parece possível planejar algo e não alcançar algo desejado. O plano e o desejo parecem partes de uma mesma moeda, cujo valor está na junção de ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário