Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

domingo, 23 de março de 2014

Levando alegria



Essa minha rua tem (me) dado o que falar. A foto acima foi tirada bem no comecinho da rua, no farol do cruzamento, entre um posto policial e um posto de combustível. O rapaz que carregava a carroça com diversos tipos de material reciclável esperava o farol abrir para que pudesse atravessar. Me chamou a atenção o fato de a parede lateral de sua carroça ser formada por duas placas grandes. E uma delas, estava escrita a palavra "aproveite", mas não dava para saber o quê. Duas linhas abaixo, estava escrita a palavra "alegria". 

Pensei comigo mesmo: o rapaz está levando alegria. Em princípio, um pensamento tolo, daqueles que a manhã ainda está tecendo conforme a lentidão do pensamento em começos de dia. Como poderia estar levando alegria, carregando uma carroça? E eu, de dentro do meu carro, com os vidros fechados naquela manhã quente, alvejado pelo ar condicionado? Sei lá o que é que eu estava levando. Mas isso não me interessava naquela hora. Me concentrei na cena que me prendia a atenção, até o farol abrir. Perdi a cena de vista, mas não deixei de registrar.

Incomodou-me o dia todo, ainda mais porque me lembrei de uma frase de meu avô - um Sebastião nordestino, que completa 88 anos amanhã. Recém-chegado a São Paulo, em sua mais recente visita a nós, ele se deparou com uma cena dessas. Entre sarcástico e ingênuo, emendou uma frase fortíssima, que todos - infelizmente - entenderam como piada na hora: "Ué, na minha terra, quem puxa carroça é cavalo". Trágica frase disfarçada em comédia, que fez os ouvintes rirem quando deveriam chorar.

Um carregador de carroças recebe, em média, 0,8 centavos por cada quilo de material reciclável que ele levar até um depósito. Isto: 0,8 centavos. E vive disso. Ele e sua família. Para aproveitar as palavras da placa vermelha da carroça que vi, pergunto sem querer ouvir resposta: é mesmo possível dizer que aquele homem que vi puxando a carroça realmente aproveita uma oportunidade e carrega alegria? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário