Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

terça-feira, 30 de abril de 2013

Ler a palavra, a si, ao outro, a palavra...

"Um dia frio,um bom lugar pra ler um livro", canta Djavan em uma de suas muitas música muito melódicas, bem construídas e com ótima letra. Esse cara tem o dom. Embora haja alguns versos seus que pra mim são completamente incompreensíveis, há outros que significam muito a cada vez que me lembro deles. Hoje, por exemplo, em uma palestra sobre leitura, citei: "sabe lá o que não ter e ter que ter pra dar? Sabe lá o que é morrer de sede em frente ao mar? Falava isso para motivar o ensino de leitura.

Por incrível que possa parecer, o aumento da população brasileira não resulta em aumento do número de leitores. Antes, nos últimos 7 anos tem havido uma significativa queda no número de leitores brasileiros. Poucos relatam o hábito de leitura, pouquíssimos revelam inda a bibliotecas, menos ainda compram livros. Um grande número de pessoas tem trocado a leitura de livros pela presença diante da televisão, pelos recurso ao computador, pelo acesso aos jogos de internet e suas redes sociais.

É certo que as novas tecnologias (nem tão novas assim, pois a televisão está entre elas) levam larga e incomensurável vantagem sobre a tecnologia da palavra impressa no papel. O movimento e o som da televisão, por exemplo, ou ainda as múltiplas possibilidades da internet absorvem e mantêm mais eficientemente a atenção dos jovens, assim como dos adultos e dos mais experientes.

Sim parece-me haver uma migração no objeto da leitura. Ler televisão ou ler internet não é, a priori, ruim. Ao contrário, pode ser muito bom, dependendo da orientação para o uso produtivo, eficaz, respeitoso e moderado. Não importa que os leitores de palavra impressa migrem para onde quiserem. O que importa que a leitura de mundo, que renova a leitura da palavra, continue eficiente, para que o leitor entenda melhor a si mesmo, ao outro, os grupos, as instituições, o mundo. Isso não se pode deixar de ler adequadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário