Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Feriado para pôr ordem

É Dia do Trabalho hoje.

É feriado nacional e, pelo menos em São Paulo, o dia acorda ensolarado, bonito brilhante. Os raios do sol vão aquecendo a manhã, empurrando a névoa da madrugada e favorecendo a visão, ainda que turva, dos prédios e das casas que estão entre mim e a varanda de onde moro.

Para muitos, um feriado estranho, que cai exatamente no meio de semana, entre a terça e a quinta. Mal dá para animar o espírito e entrar num carro para "preferir as curvas da estrada de Santos", como cantaria o Rei. Mas sei que muitos irão, porque associam fim de semana e feriado a momentos passados necessariamente na praia ou no campo. E fazem bem, porque qualquer descanso ao corpo significa armazenamento de energia para qualquer outra atividade que se precise fazer.

Tem também um contingente enorme de pessoas que veem no feriado uma possibilidade de tirar o atraso em que se encontra seu trabalho semanal. Pessoas que vão colocar em ordem os relatórios, os contatos, os registros. Pessoas que vão fazer balanços, organizar procedimentos, rever horários. Pessoas que vão ler os textos da especialização, do mestrado, do doutorado. Pessoas que vão ler monografias, dissertações, teses. Pessoas que, na celebração do Dia do Trabalho, vão trabalhar.

Há ainda aqueles que associam o feriado, como este, à possibilidade de botar a casa em dia. Por ser curto, preferem acordar um pouco mais tarde e, de pijama mesmo, arrumar as louças no armário da cozinha, as roupas no guarda-roupas, os livros na estante, as almofadas na sala. Vão, de alguma forma, se relacionar com a casa, a qual passa quase despercebida em meio ao excesso de trabalho que acomete a muitos nesses dias. Outros precisam desse tempo, e de muito mais, para colocar a si próprios em ordem: rever seus pensamentos, seus sentimentos, suas práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário