Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

terça-feira, 23 de abril de 2013

Fala

Ney Matogrosso canta uma das músicas mais bonitas da época do Secos e Molhados, banda que ele integrava nos anos 70 e que chegou a vender mais de 700 mil discos - uma marca respeitável. Quem nunca ouviu Rosa de Hiroxima, O Vira, Sangue Latino e O Gato Preto (para ficar apenas nas mais conhecidas)? Mas, para mim, bem particularmente, a música mais significativa é Fala. Segue a letra:

Eu não sei dizer nada por dizer; então eu escuto
Se você disser tudo que quiser, então eu escuto
Fala

Se eu não entender, não vou responder; então eu escuto
Eu só vou falar na hora de falar; então eu escuto
Fala

 É impressionante como nós na escola nos escondemos atrás de uma falsa constatação, ou, no mínimo, uma constatação incompleta, segundo a qual as crianças já chegam à escola sabendo falar. E mais: que isso reforçaria a insuportável argumentação de que ensinamos Português para quem já sabe falar.

Todo mundo, criança, jovem ou adulto, está sempre aprendendo a falar, adequando-se a situações novas, modulando sua voz, escolhendo suas palavras, selecionando vocabulário, associando voz a gesto, melhorando sua pronúncia, controlando a velocidade, regulando a respiração, verificando digressões. Putz! Há tanto que aprender a falar.. Fala

Nenhum comentário:

Postar um comentário