Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Eu, eu mesmo, em qualquer lugar

"Ainda lembro o que passou. Eu, você, em qualquer lugar" - canta Marisa Monte sobre lembranças essenciais. Quando saía do Colégio hoje, depois de mais uma formação de professores, que venho fazendo para os que trabalham no Fundamental 1, me deparei com duas coisas muito legais. A primeira, uma lua, mas uma lua lua. Não era uma lua qualquer, era uma senhora LUA. Cheia, cintilante, radiante, poderosa, um verdadeiro satélite que resplandecia a luz que chega até ela. Já a segunda foi um piscar de luzes piscantes por entre as nuvens que se deixavam arrastar pelo vento frio que arrefecia os corpos dos que tinham os pés no chão.

Belíssimas imagens me remeteram imediatamente à minha infância. Tempo em que olhava pro céu e pensava comigo mesmo coisas das quais um adulto riria. Como diria o Pequeno Príncipe, os adultos são esquisitos; eles não conseguem ver o que nós vemos. Então eu me dava o direito de fazer discursos calados para mim mesmo. O direito de fazer conjecturas sobre o imanente e o transcendente. Sobre o que estava diante dos meus olhos, ao alcance das minhas mãos. Sobre o que estava na minha mente, ao alcance do meu coração.

A lua cheia lembrava as noites de Festa Junina na minha cidade natal, a pequena Janaúba. Amigos, fogueira, calor; milho, pamonha e muitos doces; gente, gente gente. Numa infância que, embora sofrida pelas intempéries que a vida impõe sem muita explicação, respirava a existência com o olhar curioso de menino inocente e desejoso de sorrisos, de companhia, de futebol descalço.

As luzes piscantes que passeavam por entre nuvens movidas pelo vento frio me lembravam as noites em que eu olhava pro céu e (por desconhecer muita coisa até sobre aviões e voos noturnos) imaginava haver discos voadores que bailavam sobre nós constantemente. Como ninguém comentava, eu pensava que via sozinho, como um privilegiado. Mas a gente se ilude muitas vezes - o que não impede que eu continue lembrando o que passou: eu, eu mesmo, em qualquer lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário