Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sábado, 6 de outubro de 2012

Tendências 4: entre o sublime e o grotesco

"Quem ama o feio, bonito lhe parece" é uma frase que costumamos ouvir desde pequenos, sobretudo em situações em que alguém faz uma escolha por algo que, para a maioria, seria o mais improvável. Seja por razões estéticas, econômicas, socioculturais - ou quaisquer outras -, a tendência para o grotesco em detrimento do sublime é algo espantoso.

Quem de nós já não presenciou aquela fila interminável no trânsito; um congestionamento completamente desnecessário justamente em razão de alguns fazerem questão de parar para olhar detidamente um acidente ou incidente de trânsito? Qual de nós não sabe que é bem maior a audiência dos programas televisivos que procuram registrar o chamado "mundo cão", em comparação com um programa essencialmente educativo?

Isso só pra ficar em dois exemplos e para não entrar em eventos mais grotescos, que envolvem locadoras, acessos a sites, músicas mais ouvidas, temas preferidos etc. Não, não vou entrar nessa, assim como não vou entrar na discussão sobre a antiga orientação de que "gosto não se discute". Também não quero apresentar aqui nenhuma faceta preconceituosa, embora nossas preferências culturais sejam sentidas nas palavras.

O fato é que a vida da gente o resultado de nossas escolhas. Nossa boca vai falar daquilo que estiver preenchido o nosso coração. Nossos olhos verão aquilo que domina os impulsos elétricos que comandam as sinapses no cérebro. Nosso espírito se tornará mais ou menos sensível às coisas essenciais da vida. Nossa prática refletirá e, em maior ou menor escala, reproduzirá nossas escolhas. Queira Deus, saibamos escolher entre o sublime e o grotesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário