Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Tendências 3: a do outro é melhor

"Eu quero sempre mais...", cantam Nazzi e Pitty. Embora estejam falando sobre querer mais do outro, vale aqui uma reflexão. São muitos os ditados nos quais alguém se apoia para demonstrar alguma insatisfação, ou, pelo menos, para expressar um grau inferior de satisfação em relação a algo ou a alguém que seja de outro. Dizer que "a grama do jardim ou outro é mais verde", por exemplo, é um modo de fazer isso.

Talvez esse seja o movimento inicial que faz nascer a inveja e também as atitudes mais inexplicáveis que leva as pessoas a quererem igualar ou suplantar alguém em algo. É mais uma tendência dessas que caracterizam o mundo moderno, no qual a ideia de ser vai se tornando cada vez menos importante do que a de ter.

Não basta ter um carro: é preciso ter O carro. Não basta ter uma casa: tem de ser A casa (ou o apartamento, claro). Não basta fazer uma viagem: tem de ser AQUELA viagem. Não basta, não basta, não basta. A lista não acaba. Basta! Isso é fortalecer a fome insaciável do homem, que sempre quer mais.

É preciso que queiramos mais de nós mesmos. Que superemos os nossos próprios limites. Que estejamos em competição conosco mesmos Não estou propondo o conformismo, a estagnação, a falta de ambição ou de parâmetros. Nada disso. É preciso nos contentar com as coisas que temos, porque as temos. E não porque temos igual ou melhor do que as do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário