Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Bem feito

Acho que já citei aqui o verso de Arnaldo Antunes, segundo o qual "Tanto faz o que você fala, se tanto faz o que você faz". Para mim, é difícil dar a algo o status de "tanto faz". Muito menos a alguém. Isso me faz lembrar constantemente de uma frase que me foi dita pelo diretor de uma empresa em que trabalhei como responsável pelo centro de processamento de dados.

Certo dia, em meio a uma conversa no meio da tarde - não me lembro bem do contexto - esta frase veio à tona no discurso do Sr. Oscar: "Se alguma coisa merece ser feita, ela merece ser bem feita". Não sabe ele, mas aquela frase saltou do seu discurso e ficou permanentemente incrustada na minha consciência. É, em grande medida, essa mesma frase que me faz agir como ajo, pensar como penso.

Viver de acordo com esse valor é uma oportunidade frequente de dar de mim o máximo que posso em cada situação em que me encontro. Embora (isto não vou negar nunca) eu trabalhe bastante e em diversos lugares, afirmo com tranquilidade que tudo o que faço em cada um desses lugares faço-o com inteireza, da melhor forma que estiver ao meu alcance.

Se, por um lado, essa postura organiza meu modo de viver, por outro, ela tenta me enganar e me fazer acreditar que os demais naturalmente se guiem pela mesma postura. No entanto, não é bem assim que acontece. Quanto descaso vemos por aí (veja-se na política pública, por exemplo). Nisso está um grande exercício de paciência, de crença de motivação no sentido de que, desde algo simples como uma conversa, até algo complexo, como a condução das nossas vidas, seja feito como deve ser: bem feito.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário