Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

domingo, 28 de outubro de 2012

Eleição... de pensamentos

Hoje, saindo da sala onde votei, presenciei um diálogo muito interessante entre um garotinho de seus 3 ou 4 anos e seu pai. Provavelmente encantado com a beleza do colégio, o menininho pediu ao pai para conhecer também o andar de cima. O pai respondeu ao garoto que não poderiam ir lá porque a passagem estava fechada por conta da eleição. Depois de procurar e não achar o significado da palavra "eleição" em sua cabecinha a mil por hora, logo perguntou: "que que é eleição?". O pai demorou para responder. Não fiquei para presenciar a resposta, até porque notei que o adulto estava se embananando diante daquela pergunta tão direta.

Pois é... esse ato de escolher uma pessoa que vai ocupar um cargo que lhe dá o direito e o dever de cuidar das coisas que dizem respeito ao bem comum de uma cidade (que é o caso de São Paulo hoje) é revestido de uma responsabilidade ímpar, que muitos ainda o praticam apenas por obrigação. Ainda num domingão como esse, dourado de tanto sol, quente de tanto sol, malemolente de tanto sol... era preferível a gente se mandar para uma praia, se encher de protetor solar e curtir o areal e a água e o vento.

Fico pensando sobre o que pensar dos meus pensamentos quando penso o que penso. Tenho certeza de que  muita gente não tem poder de escolha sobre o que pensa. Muita gente não tem o poder de observar o contexto do pensamento, seu plano de governo da nossa cabeça e do nosso coração. Muitos não distinguem os pensamentos bons dos maus. Muitos não percebem as palavras enganadoras que o candidato (opa! o candidato não!)... que o pensamento lança e simplesmente embarcam no seu discurso para uma praia onde se afogarão.

Acho que é assim mesmo. Da mesma forma que elegemos candidatos para governar a cidade onde moramos, também elegemos os pensamentos que governam o que sentimos, o que queremos e o que fazemos. É isso... uma questão de escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário