Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Psicossomatização

Parece palavra sofisticada, parece palavrão, parece que significa uma e não outra coisa... A psicossomatização é uma realidade hoje, sempre foi e sempre será.

As culturas muito antigas, a hebraica e a grega, por exemplo, acreditavam que éramos compostos por realidades distintas. Aqueles julgavam que éramos feitos de corpo e espírito; estes, defendiam que nossa essência dupla é de mente e corpo. De qualquer modo, sejam quais forem, não somos separadamente corpo - mente - espírito. Penso que sejamos tudo isso junto. E, com certeza, muito mais coisa de que talvez nem tenhamos conhecimento.

Pois é. Todas essas realidades que nos compõem são tão juntas, que, quando uma não está bem, a outra reflete, como um espelho formado por outra matéria. É precisamente isso a psicossomatização. A palavra em si já ilustra bem o conceito, na medida em que junta numa só materialidade a psiquê e o corpo. Sim, engana-se quem pensa que a palavra significa soma da mente, ou mente somada. Em grego, o termo "soma" significa "corpo". Portanto, uma psicossomatização é uma manifestação conjunta de um estado simultâneo da mente e do corpo.

Poucas coisas explicam melhor o fato de termos problemas de garganta quando algo está entalado sem ser dito; vale o mesmo para os problemas de estômago, quando há algo claramente "mal digerido"; pouca coisa também explica os problemas de coluna que temos, quando há alguma estrutura ruindo. Os gregos já pregavam uma verdade que vale até hoje: "mens sana in corpore sano". Há uma mente sã em um corpo são.

Nenhum comentário:

Postar um comentário