Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Palavra é ação

Cecília Meireles, tão singela e tão incomensurável como sempre, já havia expressado sua perplexidade diante das palavras: "Ai, palavras. Ai, palavras. Que estranha potência a vossa! Todo o sentido da vida principia à vossa porta. O mel do amor cristaliza seu perfume em vossa rosa. Sois o sonho e sois a audácia, calúnia, fúria e derrota".

A tradição bíblica judaico-cristã tem muita razão quando retrata Deus criando o mundo por meio da palavra. Foi por meio da palavra que ele criou todas as coisas, todos os animais e o homem (também um animal). À sua ordem FIAT LUX!, fez-se a luz. Por meio da palavra, tudo se fez. Passando da tradição judaica para a cristã, encontramos no Evangelho de São João a informação segundo a qual "No princípio era o verbo. E o verbo se fez carne e habitou entre os homens". Tudo nasce na palavra e continua no homem.

Muito modestamente, defendo a ideia de que em nosso mundo contemporâneo todas as nossas relações são mediadas pela linguagem. Em cerimônias de casamento e batismo, não vêm à toa as palavras "Eu os declaro marido e mulher" ou "Eu o batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Mais: no dia a dia, quando alguém diz "Eu prometo" ou "Eu juro", produz no outro uma expectativa de cumprimento muito maior do que quando simplesmente diz algo. Negócios são fechados com palavras em contrato. Informações correm com as pernas das palavras escritas, faladas, representadas por qualquer forma. As palavras fazem a realidade.

É importante observar o quanto produzimos coisas nas pessoas, o quanto interferimos nelas (e elas em nós) quando circulam elogios, quando se apresentam difamações, quando se disparam indiferenças. É preciso notar também que as palavras são fontes de energia para aqueles que nos rodeiam - energia positiva, que lhes serve de estímulo, de tônus, de motivação, de vontade de seguir a vida. Não posso negar que o contrário também é verdadeiro. A palavra é mais do que um conjunto de sons articulados; mais do que letras. A palavra é uma ação. Mais: é uma interação - uma INTER - AÇÃO. Ela tem força. Tem a potência de que falou Cecília Meireles e é digna de nosso respeito, de nosso cuidado, de nossa perplexidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário