Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

sábado, 2 de agosto de 2014

Vidas



Era sábado de manhã e eu ia atender no escritório até, no mínimo, 16h ininterruptamente. Como sempre, cheguei com bastante antecedência, arrumei o que era necessário para o trabalho e, pelo fato de ainda sobrar muito tempo, fui até uma padaria próxima ao meu escritório e pedi o meu café. Tinha o propósito de pensar o que escreveria no blog hoje. Pretendia enveredar por temas da vida, temas gerais e humanos; sobre a nossa pequenez, a nossa grandeza; o que somos, o que gostaríamos de ser...

Junto com o meu café, que chegou pelo atendente à minha frente, passou por trás de mim um jovem (vim a saber durante nossa conversa que ele tinha 25 anos) e sentou-se ao meu lado com naturalidade como quem estava assustado ou precavido. Foi logo dizendo: "melhor ficar aqui do que perto da porta; pode aparecer alguém e pedir alguma coisa. Se pedir, tudo bem, eu respeito; mas se vim já querendo roubar, aí não presta". Fique à vontade, disse-lhe. E apanhei meu café.

"Mano, eu tô desempregado e tudo, procurando uns bicos. Trabalhei num lugar e fui mandado embora. Trabalhei noutro e fui mandado embora. Mas roubar os outros, não. Eu quero trabalhar. Roubar eu não quero mais". Ele também tomava o seu café. E reclamava que os preços ali eram altos. Daí fez questão de me mostrar a carteira. Com o que havia pagado no caixa, tinha zero real na carteira, a qual já era bem surrada, rasgada em seus compartimentos cheios de papéis e documentos.

Um dos documentos era um alvará de soltura da cadeia, que ele logo foi tratando de explicar. "Isso aqui é que eu tô solto. É por isso que eu não arrumo emprego. E também porque eu não sei ler. E eu também me descontrolo (e contou casos em que praticou violência contra sua própria mãe, sua mulher, pessoas na rua...). Mas eu vou conseguir. Como já havia uns 10 minutos que conversávamos e meu café já havia acabado, disse a ele que eu precisava voltar para meu compromisso. E ele me respondeu: "vai com Deus. Deus abençoe". Aquilo me comoveu. Desejei também que ele ficasse com Deus e que Deus o abençoasse naquilo que ele é e no que gostaria de ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário