Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Faltando um pedaço



Muitas são as músicas que, banhadas num romantismo que exalta o sofrimento em detrimento da realização amorosa, tratam da perda da pessoa amada e, não raramente, recorrem à metonímia para dizer que "parece que falta um pedaço de mim". Ocorre-me agora, a título de exemplificação, a música do Geraldo Azevedo "De volta pro meu aconchego".

Embora não goste muito da construção, por me parecer um tanto piegas, sei da dor da perda e tenho de concordar que certas perdas (especialmente a de pessoas que nos são muito queridas) causa mesmo essa impressão de incompletude. E parece mesmo faltar algo de nós quando alguém nos falta. Por certo, porque somos a somatória de muitas pessoas, de muitas coisas, de muitas ideias. Daí nos tornamos um pouco menos quando menos se tornam as pessoas que amamos.

Entretanto, hoje uma cena me chamou tanto a atenção, que me levou a pensar sobre pedaços de nós que vão ficando por aí, Há entre meu escritório e o colégio em que trabalho dois pontos de ônibus, que sempre aconchegam tipos caricaturais capazes de despertar reflexões. Aliás, muitos já foram personagens de crônicas aqui. Hoje vi um senhor arrancar meia perna e apoiá-la no banco de espera do ponto de ônibus. Entre o estranhamento e a acomodação do pensamento, percebi que era uma prótese. E é óbvio que só poderia sê-lo, mas... sabe como é mineiro na percepção das coisas.

Imediatamente fiquei pensando um tanto de bobagem enquanto dava prosseguimento ao meu rumo. Se por um lado seria muito bom arrancarmos de nós as coisas ruins e não funcionais, por outro é sempre muito bom (demais) quando vemos que certas pessoas incorporam partes de nós nelas: ora uma fala, uma postura, um ponto de vista. E é bem isso, assim como somos constituídos de muitos, muitos são constituídos de nós. E assim seguimos, entre a completude e a incompletude.



Nenhum comentário:

Postar um comentário