Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Super Astros



Esses dias têm sido marcados por uma beleza natural que está enfeitando o céu, principalmente, à noite: a chamada Super Lua. Independentemente de o sujeito ser ou não romântico, de estar apaixonado ou não, ela está lá, brilhando como nunca, mais próximas da Terra do que nunca. Só não vê quem for muito distraído ou quem não tiver uma oportunidade de olhar para cima. Por certo, uma perda inestimável.

Como a lua não faz em torno da Terra uma volta, digamos, perfeita, há momentos em que ela está em distância regular, assim como há momentos em que ela está mais distante e outros em que ela está mais perto. Este último recebe o nome técnico de perigeu, enquanto aquele é chamado de apogeu. É no perigeu que vemos a lua desse tamanhão todo e com esse brilho maravilhoso. Às vezes nos sentimos assim quando estamos próximos de pessoas de brilho intenso.

Já tive momentos, muitos, em que pude estar ao lado de quem considero gente muito grande. Na minha área de pesquisa (quando eu era mais ligado à Universidade), pude participar efetivamente de grupos de pesquisa liderados por ícones daquilo que estudávamos. Comecei meu pós-doutorado com a maior representante daquela linha de pesquisa no Brasil. Já dividi mesa em apresentações de congresso com sumidades internacionais. Em outras palavras, já tive o privilégio de ter astros perto de mim.

E cada um de nós, somos, em certa medida, grandes para alguém - que, por sua vez, é grande para outros que a quem serve de espelho e alvo a ser mirado para contemplação e aprendizagem. E assim, indefinidamente, temos à nossa volta um pouco da luz de outros astros que nos são maiores. E nós, por nosso turno, também refletimos nossa luz, de tal modo que, em maior ou menor grau, com mais ou com menos distância, construímos juntos todo o brilho que está no mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário