Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Dinossauros voando




E as aves foram dinossauros um dia. É o que revela uma pesquisa divulgada há pouquíssimo tempo no mundo científico e tornada pública hoje pelas meios de comunicação. Fiquei perplexo, embora já tivesse lido algo e ouvido em conversas com amigos professores. Faltava um elo, e num pequeno osso, encontrado num fóssil antiquíssimo, descobriu-se o elo entre dinossauros e aves - uma mutação que foi acontecendo ao longo de dezenas de milhões de anos.

Bobagem polemizar aqui entre teorias da evolução e criacionistas. Big bangs e fiat luxes não fariam sentido a essa reflexão e pouco acrescentariam. O fato é que se leva muito tempo para se descobrir de onde as coisas vêm. Há poucos dias, postei aqui sobre o fato de os cientistas reconhecerem que não sabem a origem de pelo menos 80% da luz que há no Universo. Igualmente, nós, simples mortais, não sabemos a origem de certas coisas que nos dizem, de certas emoções que nos assaltam, de certos gestos que nos são oferecidos.

De igual modo, também leva muito tempo para se saber para onde as coisas vão. As estrelas, com seu brilho remoto, continuam indo, embora tenham explodido há muito, muito, muito tempo. Cometas continuam indo. Meteoros. Também continuam indo palavras, sentimentos, gestos. Nós mesmos continuamos indo. Como diria Drummond: "José, para onde?"

O que nos cabe saber, muitas vezes, é apenas e tão somente que as coisas vão. Que as coisas vêm. No limite insano do imponderável resignamo-nos à nossa ignorância talvez por não suportarmos o quantum de verdade que pode explodir à nossa frente. Os gigantes dinossauros migraram para aves - algumas grandes, outras bem pequenas. O que fizemos, o que fazemos, o que faremos para levar a bom termo cada segundo dessa nossa existência incógnita? Não sabemos, pois tais ideias são menos que dinossauros voando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário