Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Non scholae sed vitae discimus



Esta vida de professor, que já mantenho há 20 anos traz muitos conhecimentos pra gente que ensina. Sim, claro que, dependendo do ponto de vista de quem lê esta frase, pode parecer haver nela um paradoxo: o da inversão de papéis que leva o professor a receber conhecimento. Evidentemente não é meu ponto de vista, pois, sem o menor grão de demagogia, acho que o professor aberto ao ato de realmente ensinar vai aprender com seus alunos nas muitas situações vivenciadas na escola.

Cedo aprendi que o que há de melhor no cotidiano escolar é justamente o privilégio do convívio, o prazer de poder acompanhar alguém em pleno desenvolvimento de si mesmo, e nas mais diversas áreas do ser. Seria absolutamente reducionista pensar que, como professores, só participamos do desenvolvimento intelectual de nossos alunos. Não, mas não mesmo. Eles estão experimentando situações que mexem com seu aprimoramento emocional, espiritual, psicológico e tantos outros.

Pude aprender, já para o meio da carreira aquilo que os naturalistas (e, dentre eles, Raul Pompeia), haviam tentado me ensinar: que a escola é um microcosmo, um espaço menor em que todos vivenciam experiências que o espaço maior da vida vai proporcionar. Mais tarde, lendo autores latinos, logo vi que "non scholae sed vitae discimus" (não é pra escola que aprendemos, mas pra vida). Recentemente, aprendi com um Irmão, que o vestibular da vida é mais importante do que aquele que tantos frisam.

Sendo assim, é de se lamentar quando nos perdemos irremediavelmente nas provas, diários e demais registros dos alunos e perdemos a capacidade de ver neles as pessoas que eles efetivamente são. E são pessoas antes (e depois de serem alunos). Quero meus olhos cada vez mais abertos para isso, para as pessoas que estão diante de mim, construindo sua vida vida, e não só sua vida escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário