Valeu a visita!

Daqui pra frente, divirta-se trocando ideias comigo.
Conheça meu outro blog: http://everblogramatica.blogspot.com.br

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Tão bem também

"Ela me faz tão bem. Ela me faz tão bem, que eu também quero fazer isso por ela", canta Lulu Santos, na música Tão Bem. Esses versos sempre me lembraram duas coisas muito legais, do ponto de vista etimológico, e uma do lado existencial.

Poucos sabem, mas a origem da palavra "obrigado" é uma expressão muito (mas muito mesmo) antiga. Pois muito antigamente, ao serem de certa forma beneficiados, os homens diziam: 'você foi tão gentil comigo, que eu me sinto obrigado a retribuir seu favor'. Por sua vez, mulheres diziam: 'você foi tão gentil comigo, que eu me sinto obrigada a retribuir seu favor'. Por isso, elas dizem sempre 'obrigada'; e eles, 'obrigado'.

E a letra da música acima tem um pouco esse espírito de gratidão. Etimologicamente, ela me lembra também algumas emoções que as pessoas despertam em nós. Apatia, por exemplo, é o aspecto daquela pessoa que não desperta emoção alguma em nós. Ela e nada, em termos de emoção... Por sua vez, antipática é a pessoa que desperta emoções que consideramos ruins.

Já a pessoa simpática é aquela que desperta em nós emoções absolutamente agradáveis. Tão agradáveis que queremos retribuir. Tanto, que lhes somos gratos. Incondicionalmente. Daqui decorre a lembrança existencial. Pessoas assim nós queremos sempre ao nosso lado, para compartilhar momentos bons, momentos ruins. Para viver conosco. Para rir e chorar, para provar emoções, sensações, sentimentos. Para viver o bem. Tão bem nos fazem, que tanto bem queremos fazer a elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário